Notícias Publicações
Hemerocallis
  Home O Festival Hemerocallis Comunidades Agende-se Imprensa Notícias Patrocinadores Fale Conosco
 

Lançamentos, homenagens e muita emoção na abertura do Festival

28/10/2018

A Agrícola da Ilha realizou, no dia 13 de outubro, a abertura oficial do 17º Festival Brasileiro de Hemerocallis. O evento contou com visitantes de todo o Brasil e com a presença de convidados especiais, entre eles o Secretário de Turismo de Joinville, Raulino Esbiteskoski, e homenageados.

Segundo Dario Bergemann, proprietário da empresa e melhorista genético, essa edição do evento está reverenciando a paixão que leva as pessoas a transformarem desafios em oportunidades e superação. “Com esse tema, nada mais justo do que homenagear, através dos nossos lançamentos, o engenheiro florestal Murilo Soares e uma iniciativa fantástica, que é o Jardim Botânico Plantarum, fundado pelo engenheiro agrônomo e amigo de longa data, Harri Lorenzi.”, explica.

HemerocallisPúblico conheceu os lançamentos e as flores que deram origem a eles

Lorenzi é um nome bastante conhecido no setor, pois é autor de dezenas de livros, cujos temas predominantes são as árvores e plantas brasileiras. Além disso, realizou pesquisas em instituições de renome internacional, a exemplo da Universidade Harvard. O Jardim Botânico Plantarum, idealizado por Lorenzi e localizado em Nova Odessa (SP), é um centro de referência em pesquisa e conservação da flora brasileira. O local é fruto de seu incansável trabalho e hoje possui um acervo vivo com mais de 4 mil espécies vegetais.

Durante a homenagem, Lorenzi, que estava acompanhado de sua esposa Vanessa, agradeceu a homenagem: “Gostaria de enaltecer o trabalho inestimável do Dario, de fazer arte com a natureza, além de ampliar esse mercado no Brasil. O que se vê aqui é apenas uma parte de algo muito maior, que ele desenvolve há muitos anos.”

Hemerocallis Harri Lorenzi recebe homenagem ao Jardim Botânico Plantarum

O segundo homenageado, Murilo Soares, também estava emocionado: “É uma honra que vocês não fazem ideia, especialmente por estar ao lado do meu mestre Lorenzi”.

Murilo é especialista em plantas ornamentais, foi professor da primeira escola profissionalizante de jardinagem do Brasil e trabalhou no projeto e execução de grandes obras em São Paulo. Há dez anos é colaborador da Revista Natureza (coluna Garimpo de Plantas) e especialista em paisagismo do programa É de Casa (Rede Globo).

Hemerocallis
Murilo Soares, que compõe o programa É de Casa (Rede Globo), se emocionou com homenagem.

Ainda fez parte da cerimônia, a entrega das obras de Cassia Dias Hemerocallis sp. ‘Murilo Soares’ e Hemerocallis sp 'Plantarum', aos homenageados. Cassia é especialista em ilustração naturalista e realizou uma exposição no dia da abertura do evento.

A pedagoga, ambientalista e artista Silvane Silva (Escrita Bonita) e a fotógrafa Mariza Theis também encantaram o público com a exposição das suas obras. A parte cultural contou, ainda, com belas canções apresentadas pelo Grupo Gratidão.

Após a cerimônia, os visitantes passearam pelos diversos jardins, trilha e campos de cultivo dos hemerocallis e agapantos.

Hemerocallis

Hemerocallis

Hemerocallis

O 17º Festival Brasileiro de Hemerocallis segue até fevereiro de 2019, período da floração da espécie. Confira aqui programação, horários de atendimento e ingressos


NEWSLETTER
Receba as notícias do Festival no seu e-mail. Preencha os campos abaixo e fique sabendo de todas as novidades.

Nome:
E-mail:
Profissão:
Desejo receber Newsletter
Desejo cancelar Newsletter
   
2018 2017 2016 2015 2014 2013 2012 2011
Anteriores
   Mapa do Site Política de Privacidade Copyright Sintonia